Afinal, quem era o "discípulo amado" de Jesus?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afinal, quem era o "discípulo amado" de Jesus?

Mensagem por Ivan Carlos em Sex Maio 27, 2011 4:57 pm

Analisando o próprio texto bíblico, é difícil concluir que o Evangelho de João tenha sido escrito por João!

Todos os grandes estudiosos do grego sabem que o Evangelho de João foi escrito em uma linguagem muito erudita e apurada, incompatível com a cultura de um simples pescador como o era João.
Existe também, um consenso entre muitos estudiosos da Bíblia que o "discípulo amado" de Jesus seria o apóstolo João. No entanto, analisando mais detidamente o quarto Evangelho, podemos deduzir ser outro e não João, o discípulo por quem Jesus demonstrava um amor tão especial.

No capítulo 11, versículos 3 e 5, lemos. "Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. “Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro”.

Por aí fica bem claro, quem era o discípulo a quem Jesus amava. Lázaro!!!

Não existe qualquer evidência interna ou externa que nos impeça de acreditar que Lázaro também estava assentado ao lado de Jesus durante a última ceia.
No capítulo 12 lemos que Jesus assentou-se à mesa com os doze mas silencia a respeito de quem mais estaria com Ele. Será que os discípulos e irmãs que acompanhavam Jesus, inclusive ajudando o seu ministério com seus próprios bens, deixariam de ser convidados para tão importante acontecimento?

No relato desse evento, lemos. "Ora um de seus discípulos, AQUELE A QUEM JESUS AMAVA, estava reclinado no seio de Jesus". (13:23)

Observe-se o evangelista não falou "apóstolo", mas "discípulo"!

Pelo contexto e por todas as evidências internas não é exagero afirmar que era Lázaro o discípulo a quem Jesus amava de uma forma especial! E também que foi ele quem se reclinou junto a Jesus, até pela intimidade demonstrada no diálogo: "Senhor, quem é que te há de trair?" (21:20)

Em João 18.15 lemos. "E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote".

João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus (cfe 11:19,31,33,36,45).
Será que era João o amigo do sumo sacerdote que permitiu a entrada de Pedro na própria casa daquele, ficando no pátio?
Um simples pescador seguidor de Jesus, teria tal amizade com a suprema autoridade do povo judeu?

Não é muito mais lógico deduzir que o amigo do sumo sacerdote era alguém da sua classe, alguém que, ao morrer, teve a visita deles, porque pertencia à alta sociedade dos judeus?
Vejamos o que diz a Bíblia sobre o conceito de que ele gozava.
"Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria para as consolar a respeito de seu irmão" (11:19).
É claro que alguns dos principais sacerdotes posteriormente, pensaram até em matar Lázaro. Mas só não o fizeram por causa do seu grande prestígio e amizade que tinha com o sumo sacerdote (12:10).

Quando Jesus estava na cruz, encontramos outro relato que se refere ao discípulo "A QUEM ELE AMAVA".
"Ora Jesus, vendo ali sua mãe e que O DISCÍPULO A QUEM ELE AMAVA estava presente, disse a sua mãe. Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo. Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa" (19:26,27).
A quem Jesus confiaria o cuidado de sua mãe? Confiaria a um apóstolo que recebeu a incumbência de ir por todo o mundo, ou de ir a todas as nações, conforme os relatos de Marcos e de Mateus, ou a um homem de vida sedentária como era Lázaro, o qual tinha uma casa estabelecida em Betânia?
Se a Bíblia diz claramente que os discípulos mais chegados de Jesus, os apóstolos, fugiram! Como então, João estaria ali perto da cruz?
Não é muito mais evidente que quem estava perto da cruz era aquele que devia a vida a Jesus?

No relato da ressurreição, no capítulo 20, novamente encontramos a referência ao "outro discípulo A QUEM JESUS AMAVA". (v.2).
Pedro entrou primeiro no sepulcro e ficou observando os lençóis e o lenço que tinha estado sobre a cabeça de Jesus.
Quando o outro discípulo entrou, ele VIU E CREU (v.8). Por que? Quem mais estava tão familiarizado com aquele portentoso milagre de ressurreição, a não ser o próprio Lázaro que fora ressuscitado também?

No final do Evangelho, descobrimos algo que traz mais provas a respeito de Lázaro ser o "discípulo amado" e não João. Vejamos.
"E Pedro, voltando-se, viu que o seguia AQUELE DISCÍPULO A QUEM JESUS AMAVA e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera. Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus. E quanto a este? Disse-lhe Jesus. Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
"Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo NÃO HAVIA DE MORRER.". (21:20-23).
A respeito de quem poderia ser divulgado tal dito de que não haveria de morrer? A respeito de João, sem qualquer conotação especial para isto, ou a respeito de Lázaro que havia morrido e que tinha sido RESSUSCITADO?!

Depois de todas estas considerações, podemos ainda deduzir algo mais tremendo ainda.
O evangelho de Marcos foi escrito por alguém que não pertencia ao chamado "colégio apostólico". O mesmo sucede com Lucas. O evangelho atribuído a João não poderia ter tido o mesmo destino?
Em nenhum lugar do Evangelho é citado o nome do apóstolo João. Aliás, em nenhum versículo do Evangelho de João encontramos o termo "apóstolo". Não seria uma evidência de que o escritor foi um discípulo daqueles que seguiam ao Mestre e não um dos doze?
A única evidência interna apresentada por doutos exegetas a respeito da autoria de João é o versículo 24 do Capítulo 21. "Este é o discípulo que testifica destas coisas". Este quem?
Não poderia e não existe toda a possibilidade de ter sido Lázaro o autor do quarto Evangelho? É claro que sim. E que importância teria tal descoberta? Simples e unicamente o desejo de conhecer cada vez mais e melhor o texto sagrado, nossa única regra de fé e de prática.

Agora, aproveitando o mesmo tema, vamos ver mais dois casos de autoria.
Existe um consenso entre os exegetas mais ortodoxos que o livro de Deuteronômio foi escrito parte por Moisés, parte por alguém mais, provavelmente Josué, pois a descrição da morte e sepultamento de Moisés não podia ter sido escrita por ele mesmo.
No primeiro versículo de Deuteronômio, porém, a idéia que parece mais aceitável é que o livro foi todo escrito por outra pessoa, ou por outras pessoas, pois fica muito claro e estabelecido que Moisés não escreveu qualquer palavra do livro. Por que?
Vejamos. "Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel, DALÉM do Jordão, no deserto, na planície defronte do mar de Sufe, entre Parã, e Tofel, e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe.". (Deuteronômio 1.1).
A expressão "dalém" dá a clara idéia de que a pessoa que a escreveu estava "aquém" do Jordão. Como Moisés jamais atravessou o Jordão, pois Deus o proibira, o livro foi escrito AQUÉM do Jordão a respeito de Moisés que falara DALÉM do Jordão.
Ora, se a pessoa está falando a respeito de alguém que está do lado de lá e nós sabemos que ele jamais atravessou para o lado de cá, podemos estabelecer que o livro foi escrito a respeito de Moisés e de seus discursos e não por ele próprio.

Outro interessante caso de autoria está no Salmo 72.
Nas Bíblias, Corrigida, Atualizada, Revisada e Contemporânea, no título do Salmo lemos. "Salmo de Salomão".
O Salmo inteiro fala a respeito de eventos que realmente se assemelham a aspectos do reinado do rei Salomão.
No hebraico, o que está escrito, é: "Referente a Salomão". Está certo. O Salmo refere-se a Salomão, porém foi escrito por Davi.
E o que é melhor, foi um salmo profético semelhante a muitos outros.
Neste caso, em lugar de ostentar o título "Salmo de Salomão", deveria trazer como epígrafe, "Salmo de Davi" ou, até mesmo, "Salmo de Davi, Referente a Salomão". E como podemos deduzir isto?
É simples. Basta ler o último versículo do Salmo 72 onde está escrito bem claro, para quem quiser ler, sem cochilar, as seguintes palavras. "Findam aqui as orações de Davi, filho de Jessé".

Portanto, não é a exata autoria que torna a Bíblia um livro mais, ou menos Santo; é o nosso desejo de saber mais a respeito do Livro Sagrado que nos leva a essas reflexões!

Na fé!

Ivan Carlos
Usuário Master
Usuário Master

Pontuação: 1358
Reputação: 56

Ver perfil do usuário

Re: Afinal, quem era o "discípulo amado" de Jesus?

Mensagem por Admar Souza Júnior em Seg Maio 30, 2011 5:57 pm

Por todas estas exposições Ivan Carlos, a afirmação que a Biblia é inerrante no tocante a critica textual não tem validade!!!

Admar Souza Júnior
Usuário Master
Usuário Master

Pontuação: 3513
Reputação: 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivan Carlos em Seg Maio 30, 2011 9:27 pm

Admar Souza Júnior escreveu:Por todas estas exposições Ivan Carlos, a afirmação que a Biblia é inerrante no tocante a critica textual não tem validade!!!

Admar, já vi vc expondo sua opinião sobre a Bíblia, que é a de que a Bíblia CONTÉM a Palavra de Deus!

CONCORDO PLENAMENTE!!!

Acho que é ERRADO afirmar que a Bíblia É a Palavra de Deus! Porque dependendo de quem a use e de quem a ouve, ela pode produzir VIDA ou MORTE, naturalmente! Assim, considerando a Bíblia a Palavra de Deus, querendo ou não, estamos afirmando que a Palavra de Deus é MANIPULÁVEL, e ainda, que Deus é o Autor da morte!
Aliás, Paulo nos adverte quanto a isto: "A letra mata, e o Espírito vivifica." (2 Co 3:6)

Na fé!

Ivan Carlos
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Porissocri em Seg Maio 30, 2011 10:45 pm

Era João o discípulo amado de Jesus e o fato de João ser o único que escapou do martírio, por si só já nos aponta para isso.

O que ocorre com estes "estudos" é que a vaidade humana é mesmo terrível!

A Teologia é coisa séria! Ninguém concluiu que era João o discípulo amado por acaso!

A quem Jesus confiou o cuidado de sua própria mãe? = João!

A quem Jesus guardou do martírio? = João!

Quem reclinava a cabeça no ombro de Jesus? = João!

Quem tanto falava em amor em suas cartas? = João!

Quem foi o único apóstolo que encarou o perigo para estar ao pé da cruz? = João!

Preciso falar mais?

Porissocri
Administrador
Administrador

Pontuação: 3142
Reputação: 51

Ver perfil do usuário http://www.igrejabatistarenovada.org

Mensagem por Porissocri em Seg Maio 30, 2011 10:54 pm

A Bíblia é a Palavra de Deus!

Dizer que a Biblia contém a Palavra de Deus é colocá-la em xeque!

Quando digo que a Bíblia é a Palavra de Deus, estou dizendo que Ela nos trás toda a verdade a respeito de Deus, que é Jesus! Isso não significa que ela não tenha "erros" periféricos, pois foi escrita por homens de diversas culturas e épocas e não por Deus, mas isso em nada obstrui o processo savífico e em nada altera toda a verdade nela ensinada, portanto ela é sim A PALAVRA DE DEUS!

CRISTÃOS NÃO REBAIXEM A BÍBLIA A UM LIVRO QUALQUER!

Porissocri
Administrador
Administrador

Mensagem por Elson em Seg Maio 30, 2011 10:56 pm

Ivan Carlos escreveu:
Admar Souza Júnior escreveu:Por todas estas exposições Ivan Carlos, a afirmação que a Biblia é inerrante no tocante a critica textual não tem validade!!!

Admar, já vi vc expondo sua opinião sobre a Bíblia, que é a de que a Bíblia CONTÉM a Palavra de Deus!

CONCORDO PLENAMENTE!!!

Acho que é ERRADO afirmar que a Bíblia É a Palavra de Deus! Porque dependendo de quem a use e de quem a ouve, ela pode produzir VIDA ou MORTE, naturalmente! Assim, considerando a Bíblia a Palavra de Deus, querendo ou não, estamos afirmando que a Palavra de Deus é MANIPULÁVEL, e ainda, que Deus é o Autor da morte!
Aliás, Paulo nos adverte quanto a isto: "A letra mata, e o Espírito vivifica." (2 Co 3:6)

Na fé!

Agora temos dois que afirmam ser Cristãos, mas que Duvidam da Biblia, ou seja,
nao acreditam que a Biblia é a Palavra de Deus ....

Para mim é mais facil discutir com um ATEU do que com pessoas que afirmam ser Cristãos e não Acreditam na Biblia.

Elson
Usuário Master
Usuário Master

Pontuação: 1150
Reputação: 8

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivan Carlos em Seg Maio 30, 2011 11:17 pm

Porissocri escreveu:Era João o discípulo amado de Jesus e o fato de João ser o único que escapou do martírio, por si só já nos aponta para isso.

A Teologia é coisa séria! Ninguém concluiu que era João o discípulo amado por acaso!

Quem foi o único apóstolo que encarou o perigo para estar ao pé da cruz? = João!

Preciso falar mais?

Acho que precisa sim, PIC. Citar as passagens bíblicas que confirmam tudo isto que vc falou. Não que eu duvide de sua palavra e do seu conhecimento mas para me dar certeza de algo que, embora nada acrescentará à minha fé, porém me dará mais conhecimento.

Na fé!

Ivan Carlos
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admar Souza Júnior em Seg Maio 30, 2011 11:21 pm

Porissocri escreveu:A Bíblia é a Palavra de Deus!

Quando digo que a Bíblia é a Palavra de Deus, estou dizendo que Ela nos trás toda a verdade a respeito de Deus, que é Jesus! Isso não significa que ela não tenha "erros" periféricos, pois foi escrita por homens de diversas culturas e épocas e não por Deus, mas isso em nada obstrui o processo savífico e em nada altera toda a verdade nela ensinada, portanto ela é sim A PALAVRA DE DEUS!

Se tem erros mesmos perifericos, então ela não é inerrante!!!

Admar Souza Júnior
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admar Souza Júnior em Seg Maio 30, 2011 11:26 pm

Elson escreveu:
Ivan Carlos escreveu:

CONCORDO PLENAMENTE!!!

Na fé!

Para mim é mais facil discutir com um ATEU do que com pessoas que afirmam ser Cristãos e não Acreditam na Biblia.

Bobagem, eu não duvido da mensagem da Biblia, mas quanto ela ser 100% de autoria divina, ai discordo.
Meu caro homens escreveram em determinados momentos sem o auxilio da inspiração divina quer ler?
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. (I Coríntios 7 : 12)
O que digo, não o digo segundo o SENHOR, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. (II Coríntios 11 : 17)

A Biblia não pode ser um instrumento para idolatria, pois isto a mesma condena!!!

Admar Souza Júnior
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivan Carlos em Seg Maio 30, 2011 11:59 pm

Porissocri escreveu:A Bíblia é a Palavra de Deus!

Eu não acho que esteja rebaixando a Bíblia! A Bíblia para mim é o Livro da vida, e a vida é uma incansável luta entre o bem e o mal. Pois, "o joio permanecerá até o fim"! (Mt 13:24-30)

No entanto, o "joio" certamente, não foi plantado por Deus. Mas a mensagem de quem plantou o "joio" está lá... na Bíblia. Tanto é assim que um "sem número" de mortes se deram com o uso da Bíblia. E muitas almas estão sendo conduzidas à morte com base na Bíblia! Alguém dirá que isto se deve ao mau uso da Palavra de Deus! Mas não é possível para mim, aceitar que a Palavra de Deus possa ser manipulada; então só me resta entender que na Bíblia existe uma Palavra que conduz à Vida e outra palavra que conduz à morte!

Mas é claro que não tenho a pretensão de ser o "dono da verdade". E, também, estou sempre ávido por novos entendimentos, Pastor!

Na fé!

Ivan Carlos
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivan Carlos em Ter Maio 31, 2011 12:02 am

Elson escreveu:
Ivan Carlos escreveu:

CONCORDO PLENAMENTE!!!

Na fé!

O teu mal, Elson, vou repetir: VC NÃO SABE LER!!! Assim, não tem como discutir mesmo.

Ivan Carlos
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Porissocri em Ter Maio 31, 2011 12:07 am

Ivan Carlos escreveu:
Porissocri escreveu:Era João o discípulo amado de Jesus e o fato de João ser o único que escapou do martírio, por si só já nos aponta para isso.

Preciso falar mais?

Acho que precisa sim, PIC. Citar as passagens bíblicas que confirmam tudo isto que vc falou. Não que eu duvide de sua palavra e do seu conhecimento mas para me dar certeza de algo que, embora nada acrescentará à minha fé, porém me dará mais conhecimento.

Na fé!

Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava (João, nome oculto por que o escritor era o próprio João, fosse outro, teria dito João sem constrangimento algum) estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. João 19:26

João 21:23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

O discípulo amado (João) permaneceu, além dos demais! Jesus veio a ele em Pátmos, quase uns 50 ou 60 anos depois de profetizar.

João 21 deixa claro quando contextualizado com o Apocalípse e seu autor = João! Conforme comentário abaixo.

João 21: 20 E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

QUEM FOI O ÚNICO DISCÍPULO QUE VIVEU POR quase 100 ANOS? O VERSÍCULO 22 DEIXA CLARO QUE ERA JOÃO, O ÚNICO QUE PERMANECEU ATÉ QUE JESUS VIESSE PARA TRAZER UMA ÚLTIMA REVELAÇÃO, O APOCALÍPSE!

E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

Leia 1 João

Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava (João, nome oculto por que o escritor era o próprio João, fosse outro, teria dito João sem constrangimento algum) estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. João 19:26.

É evidente que João ao escrever o Evangelho que leva o seu nome, não identificaria o discípulo amado pelo nome por modéstia e simplicidade que afinal são características do amor!

Se o amigo amado de Jesus fosse Lázaro, qual seria o problema em citar o seu nome ao menos uma única vez?

Porissocri
Administrador
Administrador

Mensagem por Ivan Carlos em Ter Maio 31, 2011 10:48 am

Porissocri escreveu:
Ivan Carlos escreveu:

Preciso falar mais?

Na fé!

Vou testar a sua paciência, PIC! rsr
Mas antes de mais nada, quero deixar claro que AMO o Evangelho de João, independentemente de sua autoria. E, por isso mesmo, por me interessar em saber mais a respeito, acabei encontrando esse estudo que achei bastante interessante para trazer à discussão. Não que isto possa mudar alguma coisa nas questões de fé, é apenas curiosidade e reflexão sobre nossa única regra de fé.

Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava (João, nome oculto por que o escritor era o próprio João, fosse outro, teria dito João sem constrangimento algum) estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. João 19:26
- Bem, vc mesmo citou: NOME OCULTO!
Pergunto-lhe, PIC, numa situação análoga a quem vc confiaria sua mãe: a alguém que deveria "cair" no mundo, e pobre, ou a alguém que era rico, estável e lhe devia a vida?

João 21:23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
- Ok. Vc poderia citar algum versículo onde mostra que Lázaro morreu (após a ressurreição dele)? Eu prefiro crer que ele de alguma forma, permanece vivo ATÉ JESUS VOLTAR! Até porque, se ele morreu uma segunda vez, como explicar Hb 9:27?

O discípulo amado (João) permaneceu, além dos demais! Jesus veio a ele em Pátmos, quase uns 50 ou 60 anos depois de profetizar.
- Aqui tudo bem! Mas não prova que ele tenha escrito tbm o quarto Evangelho!

João 21 deixa claro quando contextualizado com o Apocalípse e seu autor = João! Conforme comentário abaixo.

João 21: 20 E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

QUEM FOI O ÚNICO DISCÍPULO QUE VIVEU POR quase 100 ANOS? O VERSÍCULO 22 DEIXA CLARO QUE ERA JOÃO, O ÚNICO QUE PERMANECEU ATÉ QUE JESUS VIESSE PARA TRAZER UMA ÚLTIMA REVELAÇÃO, O APOCALÍPSE!
- Insisto, Lázaro morreu pela segunda vez??? Nem vou entrar na questão "discípulo"/"apóstolo" mas vc certamente, entende o que quero dizer com isto, né PIC?
E Jesus disse: ATÉ QUE EU VENHA!
Em visão Ele APARECEU a muita gente, não só ao apóstolo João!

E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
- ÚNICO nome declarado do discípulo que Jesus amava foi o de Lázaro! E de suas irmãs! (Jo 11:1-5)

Leia 1 João

- Quem garante que era João que lá estava? A bíblia não! Pelo contrário ela nos diz que TODOS OS APÓSTOLOS haviam fugido! (Mc 14:50)

Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava (João, nome oculto por que o escritor era o próprio João, fosse outro, teria dito João sem constrangimento algum) estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. João 19:26.
- Mas como que João estaria ali, se a Bíblia afirma que TODOS fugiram, e NÃO abre exceção???
Por outro lado, caso tenha sido o próprio que lá estava a escrever o Evangelho, estaria dando uma enorme lição de humildade por não revelar seu próprio nome, além de atribuir a autoria a um dos APÓSTOLOS do Senhor.

É evidente que João ao escrever o Evangelho que leva o seu nome, não identificaria o discípulo amado pelo nome por modéstia e simplicidade que afinal são características do amor!

Se o amigo amado de Jesus fosse Lázaro, qual seria o problema em citar o seu nome ao menos uma única vez?
- Jo 11:1-5

Ivan Carlos
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Porissocri em Ter Maio 31, 2011 11:31 pm

Ivan,

Lázaro morreu sim e não foi uma segunda morte e sim um segunda fase, pois morreu com o mesmo corpo. E, Lázaro não está aguardando Jesus por ai, se assim fosse, para onde foram os demais mortos que Jesus ressuscitou se não morreram numa segunda fase?

Todos os apóstolos não parece ser uma verdade absoluta e sim geral, ou seja o texto falava na maioria dos apóstolos, pois Judas certamente não estava incluído nos "todos".

A aparição a João não tem nada a ver com a aparição geral após sua ressurreição, enquanto seu corpo esteve na terra. Jesus voltou em uma Teofania para revelar-lhe os acontecimentos futuros.

O Evangelho que leva o nome de João foi sim escrito por João, caso não o fosse João o autor, Deus nos teria revelado durante o processo de canonização.

Para cair por terra a desconfiança de que o discípulo amado seja Lázaro, observe isso:

"Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro". João 11:5

Perceba que NÃO há no texto que você mesmo citou tentando refutar-me, quaisquer indícios de que o amor por Lázaro suplante ao amor que Jesus sentia por suas irmãs, isso reforça ainda mais minha tese!

Porissocri
Administrador
Administrador

Mensagem por Jose das Couves em Qua Jun 01, 2011 8:28 am

Interessante. Uns crêem que era Lázaro, outros João, o discípulo amado de Jesus.
Porém nenhum deles tinha afinidade com Jesus maior do que seu meio irmão Tiago.
Tiago era conhecido como : o irmão do Senhor.
Segundo relatos:

Bodas de Maria e José.
Convocaram, então, as tribos de Judá e escolheram entre elas 12 homens, correspondendo ao número das 12 tribos. A sorte recaiu sobre o bom velho José, meu pai, segundo a carne.
Disseram os sacerdotes a minha mãe, a Virgem:
- Vai com José e permanece submissa a ele, até que chegue a hora de celebrar teu matrimônio.
José levou Maria, minha mãe, para sua casa. Ela encontrou o pequeno Tiago na triste condição de órfão e o cobriu de carinhos e cuidados. Esta foi a razão pela qual a chamaram Maria, a mãe de Tiago.

Traçando um paralelo com o Evangelho de João:

E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Quando os discipulos perguntaram a Jesus sobre a quem deveriam recorrer apos sua partida para o céu, Jesus foi enfatico:
O Evangelho de Tomé
12. Os discípulos perguntaram a Jesus: Sabemos que nos vais deixar. E quem será então nosso chefe? Respondeu Jesus: No ponto onde estais, ireis ter com Tiago, que está a par das coisas do céu e da terra.
Basketball

Jose das Couves
Usuário Master
Usuário Master

Pontuação: 3099
Reputação: 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ivan Carlos em Sex Jun 03, 2011 3:48 pm

PIC,

Como já disse, o Evangelho de João me atrai de uma maneira muito especial, daí a curiosidade que tenho de saber mais e mais a respeito.

Muitas interpretações foram apresentadas quanto à "identidade" do "Discípulo Amado de Jesus". Além desta de Lázaro que vi nela uma grande POSSIBILIDADE, li também uma sobre o "jovem rico" (aquele que um dia, segundo Mateus 19:16-22, perguntou a Jesus o que devia fazer para ganhar a vida eterna), pois o evangelho diz que "Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele" (Mc 10:21). Mas achei "fraquinha"!

Tem uma também que aponta Natanael, aquele discípulo de quem Jesus, quando o viu, disse: "Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1:47), e que, por sua vez, assim respondeu a Jesus: "Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!" (Jo 1:49). "Fraquinha" também! rsr

Mas, de todas as propostas que têm sido feitas, a que mais peso parece ter na aceitação popular é a que sustém que o Discípulo Amado é o apóstolo João, ao qual se atribui, também, a redação do quarto evangelho. Embora a teoria que sustenta ser Lázaro seja muito boa! Mas tem uma passagem que me deixa "calado", até pensei que vc fosse usá-la. rsr
É Mt 26:20, onde afirma que Jesus na última ceia sentou-se com os 12. Não deixando nenhuma "brecha" para outra interpretação. E sabemos que Lázaro não fazia parte do grupo.

A hipótese de João parece corroborada por um pormenor interessante do quarto evangelho: é o único que nunca nomeia o apóstolo João. Um silêncio verdadeiramente surpreendente, uma vez que menciona os outros apóstolos (Simão Pedro, André, Filipe, Tomé) muitas mais vezes do que é feito pelos outros três evangelhos. Ao contrário, sobre João guarda um absoluto silêncio.

Neste sentido, o qual vc explorou muito bem, de que o mesmo autor – João, o discípulo amado –, por modéstia e humildade quis omitir o seu nome, a fim de não pôr em evidência perante os outros esta predileção especial do Mestro por ele, e preferiu, numa discreta alusão anónima própria do seu espírito delicado, atribuir-se o apelativo de “Discípulo Amado”.

Além disso, consta-nos, pelos outros evangelhos, que João pertencia ao grupo dos três preferidos de Jesus (juntamente com Pedro e Tiago), os únicos que presenciaram a sua transfiguração (Mc 9:2), a ressurreição da filha de Jairo (Mc 5:37), a sua agonia na noite anterior à crucifixão (Mc 14:33), os únicos a quem mudou o nome (Mc 3:16-17), e aos quais, juntamente com André, contou os pormenores do fim do mundo (Mc 13:3).

Portanto, não estranharia, pois, que dentre eles Jesus tivesse privilegiado um: João.

Contudo, Pastor, a estas afirmações e indícios opõem-se alguns argumentos que levam a questionar a figura do apóstolo João.

Em primeiro lugar, se João, o próprio autor do evangelho, é o Discípulo Amado, teria sido tão soberbo para se chamar a si mesmo “o amado” de Jesus, como que a dizer: “Eu era o seu predileto, só a mim é que Ele amava e preferia-me a todos vós”? Teria proposto a si mesmo como o herói do evangelho e o exemplo mais perfeito de apóstolo? Não teria sido uma prova de enorme arrogância, e não de humildade, como vc diz Pastor?

Mas, aquilo que mais desaconselha identificar o apóstolo João com o Discípulo Amado, é a diferença de caráter que encontramos entre os dois personagens.

João aparece nos evangelhos como um homem ambicioso, de temperamento explosivo, com um coração intolerante.
Tão violento, que estava disposto a fazer desaparecer uma aldeia samaritana com fogo do céu porque não os quiseram receber quando iam a caminho de Jerusalém (Lc 9:54). Tão ambicioso, que pediu para ocupar, com o seu irmão, os primeiros lugares no reino que Jesus estava para fundar (Mc 10:35-37).
Tão exclusivista, que uma vez proibiu a alguém curar um doente em nome de Jesus, só porque não pertencia ao grupo dos apóstolos, tendo então recebido uma repreensão do Senhor Jesus (Mc 9:38).

Pelo contrário, nos relatos do evangelho a figura do Discípulo Amado aparece como a figura ideal, perfeita, integrada, modelo de discípulo. É o único dos apóstolos do Senhor que nunca aparece fora de lugar, nem é repreendido por Jesus.

Este último fato é que termina por nos convencer de que não se trata de João. E tão pouco de nenhum dos outros discípulos conhecidos. É demasiado perfeito, demasiado brilhante. Tem sempre una atuação tão correta e virtuosa que NÃO PARECE SER ALGUÉM REAL do círculo de Jesus.

Todavia, Pastor, eu tendo que se o evangelista não nos dá o seu nome, não devemos tentar perguntar quem é. Mas a curiosidade de saber quem era esse discípulo tão amado de Jesus nos leva a todas essas buscas.

Mas talvez a análise que fizemos nos esteja a dar a chave para mais uma resposta. Mais teológica, digamos assim:
o Discípulo Amado, tal como está relatado no evangelho, não existiu!!!
As cenas em que aparece não são históricas, mas idealizadas, como um símbolo do que deveria ser todo o verdadeiro discípulo, todo o seguidor de Jesus.

Veja se não é possível essa dedução. Logo da primeira vez que aparece, na última ceia, nós o vemos "reclinado no peito" [kólpos] de Jesus (Jo 13:23). Esta atitude do Discípulo Amado é todo um símbolo. Porque, no Prólogo do evangelho, o autor tinha dito que Jesus Cristo "está no seio [kólpos] do Pai" (Jo 1:18), como uma forma de exprimir a proximidade e a intimidade do Pai com o Filho. E agora apresenta o Discípulo Amado "no peito [kólpos] de Jesus". Isto é: o Discípulo Amado tem uma proximidade tão estreita e profunda com Jesus, como a que Jesus tinha com o seu Pai. Por isso é o perfeito discípulo.
Neutrall

Acrescenta-se a isso que, durante a crucifixão de Jesus, só ele não tem medo de acompanhá-lo quando todos o abandonam. É ele o único a segui-lo até às últimas consequências, e não apenas quando era aclamado triunfalmente pelas multidões (Jo 19:26).

Quando, no Domingo da ressurreição, todos estão desorientados, sem saberem o que aconteceu com o cadáver de Jesus, ele é o único que acredita na sua ressurreição apenas por olhar para o interior do túmulo (Jo 20:8).

É ele que tem os olhos tão puros para reconhecer o Senhor, que pode distingui-lo de longe na pesca milagrosa, quando ninguém sabe ainda quem é (Jo 21:7).

É ele que segue de perto a Jesus e a Pedro (isto é, parece aceitar uma "hierarquia" como prova de humildade), sem se considerar a si próprio, por mais amado que tivesse sido, com poder de chefia nem de superioridade na comunidade (Jo 21:20).

Enfim, ele é capaz de dar testemunho do que foi escrito no evangelho, porque em toda a sua vida viveu o que pregava (Jo 21:24).

O que vc acha, Pastor?

Não é possível supor que o autor do quarto evangelho, ao apresentar a figura do "discípulo a quem Jesus amava" não pretendeu apresentar uma pessoa histórica, nem quis retratar-se a si mesmo, mas a todos os que ao largo da História se esforçam por viver como o Mestre ordenou? Que são esses os verdadeiros discípulos, esses são os amados por Jesus?

De certa forma, imagino, o Evangelho de João quis proceder tal como esses fotógrafos que, para tornarem o retrato mais atrativo, mostram em cartão a frente de algum personagem sem cabeça. Basta alguém colocar ali a sua própria cabeça, para surgir na fotografia como se esta fosse da sua figura.

Também, suponho, que o Evangelho oferece na apresentação deste discípulo, um personagem sem rosto, anônimo, onde cada um de nós, apenas se seguir o Mestre de perto e viver como Ele ordenou, pode colocar nela a sua cabeça e transformar-se no Discípulo Amado de Jesus.

Na fé e na paz!

(E chega de te "alugar"!!!)rsr

Ivan Carlos
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jose das Couves em Sex Jun 03, 2011 4:05 pm

Tiago, irmão de Jesus, administrou a igreja primitiva em Jerusalém e foi o autor de um livro da Bíblia. Na idade de 94, ele foi espancado e apedrejado, até que finalmente teve seu cérebro esmagado com um porrete.

Notícias

Descoberta urna funerária com inscrição que dá pistas sobre a vida de Cristo

"Tiago, filho de José, irmão de Jesus" é a frase inscrita, em aramaico (um parente linguístico do hebraico) numa urna funerária que data do século I, encontrada em Israel. Os arqueólogos acreditam que este objecto é uma das mais importantes pistas sobre a vida de Jesus.

A caixa foi encontrada em Jerusalém, num local que não foi revelado por vontade expressa pelo proprietário da urna. É sabido, porém, que o actual proprietário a comprou a um mercador de antiguidades que dizia tê-la encontrado enterrada no Monte das Oliveiras.

Trata-se de um objeto utilizado para guardar ossos que, de acordo com os especialistas, data do ano 63. De acordo com a tradição, trinta anos depois da crucificação de Cristo.

Importância da urna

Esta descoberta, que pode ser a mais antiga prova da existência de um homem chamado Jesus, é divulgada por Andre Lemaire na edição de Novembro/Dezembro da Revista de Arqueologia Bíblica.

Até agora, excluindo o "duvidoso" sudário de Cristo, não existia nenhuma prova material da existência de Jesus, excepto a sua história, narrada pelo Novo Testamento (conjunto dos evangelhos e cartas dos seus apóstolos e discípulos).

Quem é Tiago?

O Tiago de que falam os evangelhos (livros que relatam a vida de Jesus Cristo, atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João) é um dos doze apóstolos, os seguidores mais próximos de Cristo.

Por várias vezes, segundo as escrituras, Jesus se refere a Tiago como o discípulo mais amado. É a ele que, já crucificado, Cristo "entrega" a sua mãe, afirmando que Tiago passa a ser seu filho.

A letra dos evangelhos tem diversas interpretações conforme os ramos do cristianismo que a lêem. Para os católicos, Tiago não é mais do que um apóstolo, o preferido de Jesus, em parte devido à crença na virgindade eterna de Maria. Os protestantes acreditam que Tiago é um dos filhos que Maria e José tiveram depois de Jesus. Para os ortodoxos, José tinha um filho - Tiago - de um casamento anterior.

Os cépticos

Há, no entando, vozes cépticas que se ouvem "desmistificando" o achado.

O argumento mais forte é a dúvida acerca deste "Jesus" a que se refere a inscrição. Será mesmo o Jesus de Nazaré, que passou pela Galileia fazendo milagres e os cristãos consideram como o filho de Deus?

Acontece que os historiadores afirmam que não era normal na época inscrever nas urnas funerárias o nome do pai e dos irmãos do defunto. Este irmão de Tiago, conclui Lemaire, certamente era um "Jesus" muito especial.

Jose das Couves
Usuário Master
Usuário Master

Pontuação: 3099
Reputação: 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por fabiojmartinho em Sex Maio 03, 2013 2:29 pm

De "Filho do Trovâo" à "Apóstolo do amor" - segue abaixo a intimidade:

"Pedro, Tiago e João procuravam toda oportunidade de entrar em íntimo contato com seu Mestre, e seu desejo era satisfeito. Dentre os doze, sua relação para com Ele era mais íntima. João poderia satisfazer-se apenas com uma intimidade ainda maior, e isto ele obteve. Naquela primeira conversa ao lado do Jordão, quando André, tendo ouvido a Jesus, correu a chamar seu irmão, João estava sentado em silêncio, extasiado na meditação de maravilhosos assuntos. Seguiu o Salvador, sempre como um ouvinte ávido e embevecido. Entretanto, o caráter de João não era irrepreensível. Ele não era um entusiasta gentil, sonhador. Ele e seu irmão foram chamados "Filhos do trovão". Mar. 3:17. João era orgulhoso, ambicioso e de espírito combativo; mas por sob tudo isto o divino Mestre divisou o coração ardente, sincero e amante. Jesus censurou-lhe o egoísmo, frustrou-lhe as ambições, provou-lhe a fé. Revelou-lhe, porém, aquilo por que sua alma anelava - a beleza da santidade, Seu amor transformador. Disse Ele: "Manifestei o Teu nome aos homens que do mundo Me deste." João 17:6.

A natureza de João anelava amor, simpatia e companhia. Ele se achegava a Jesus, sentava-se a Seu lado, recostava-se-Lhe ao peito. Assim como a flor sorve o orvalho e a luz, bebia ele da luz e vida divinas. Contemplou o Salvador em adoração e amor, até que a semelhança de Cristo e comunhão com Ele se tornaram seu único desejo, e em seu caráter se refletiu o caráter do Mestre.

(Ellen G. White, Educação, p. 87).

fabiojmartinho

Pontuação: 2
Reputação: 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por fabiojmartinho em Sex Maio 03, 2013 2:47 pm

Po outro lado o amor:

Página Parágrafo Texto
326 4

Estas coisas tornaram espinhosa a vereda que Jesus devia trilhar. Tão penosos Lhe eram os mal-entendidos no próprio lar, que experimentou alívio em ir para onde os mesmos não existiam. Um lar havia que Ele gostava de visitar - o de Lázaro, Maria e Marta; pois na atmosfera de fé e amor Seu espírito tinha repouso. Ninguém, entretanto, havia no mundo capaz de compreender-Lhe a divina missão, ou saber a responsabilidade que sobre Ele pesava pelo bem da humanidade. Muitas vezes só podia encontrar lenitivo em isolar-Se, e comungar com Seu Pai celeste.
407 3

Os que desejavam um sinal da parte de Jesus tinham tão endurecido o coração na incredulidade, que não Lhe discerniam no caráter a semelhança de Deus. Não viam que Sua missão se achava em harmonia com as Escrituras. Na parábola do rico e Lázaro, Jesus disse aos fariseus: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Luc. 16:31. Nenhum sinal dado no céu ou na terra os beneficiaria.
524 1

Lázaro, Sai Para Fora
524 2

Entre os mais firmes discípulos de Cristo, achava-se Lázaro de Betânia. Desde o primeiro encontro que tiveram, havia sido forte sua fé em Cristo; profundo era o amor que Lhe dedicava, e muito o amava o Salvador. Foi em benefício de Lázaro que se realizou o maior dos milagres de Cristo. O Salvador beneficiava a todos quantos Lhe buscavam o auxílio. Ama toda a família humana; mas liga-Se a alguns por laços especialmente ternos. Seu coração estava unido por forte vínculo de afeição à família de Betânia, e por um membro dela foi realizada a mais maravilhosa de Suas obras.
524 3

No lar de Lázaro encontrara Jesus muitas vezes repouso. O Salvador não tinha lar próprio; dependia da hospitalidade de amigos e discípulos; e freqüentemente, quando cansado, sequioso de companhia humana, alegrara-Se de poder escapar para esse pacífico ambiente de família, longe das suspeitas e invejas dos raivosos fariseus. Ali recebia sincero acolhimento, pura e santa amizade. Ali podia falar com simplicidade e liberdade perfeitas, sabendo que Suas palavras seriam compreendidas e entesouradas.
(Ellen G. White, O desejado de todas as Nações - páginas abaixo dos textos).

fabiojmartinho

Pontuação: 2
Reputação: 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admar Souza Júnior em Sex Maio 03, 2013 6:05 pm

João era irmão de Jesus?
Se este João era um pescador, então não poderia ser irmão de Jesus e ter dois pais, basta procurar isto nos evangelhos.

E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; (Mateus 4 : 21)
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; (Mateus 10 : 2)
E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, (Marcos 1 : 19)
E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; (Marcos 3 : 17)
E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. (Lucas 5 : 10)

João 1;
35 No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
36 E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
37 E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
38 E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
39 Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
40 Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
Então só aqui neste evangelho está explicitado que André e Simão(Pedro) eram DISCIPULOS de João Batista!!!

Existem discrepâncias entre este relato no evangelho de João e os demais!!!

As mulheres era VEDADO estarem próximas a quem foi condenado a morrer na cruz!
E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; (Mateus 27 : 55)
E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; (Marcos 15 : 40)
E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas. (Lucas 23 : 49)

E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. (João 19 : 25)
26 Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Mais discrepâncias: Quem está certo no seu registro, Mateus, Marcos Lucas ou João???

3º - Crucificação

A crucificação era um método que causava enorme dor aos condenados, eram amarrados e pregados em uma cruz de madeira onde era deixado pendurado até morrer. Apesar dos artistas pintarem formas de crucificação sempre com um pano tampando a genitália, em geral, os condenados eram crucificados totalmente nus. Muitas vezes a morte demorava vários dias e o preso ficava agonizando, tendo que fazer suas necessidades fisiológicas na frente de todos, o que atraía insetos. A pessoa condenada a esse tipo de morte poderia morrer por uma enorme combinação de fatores, desde a crucificação em si até a infecção de bactérias nas feridas dos pregos e nas aberturas que eram abertas na pele pelas chibatadas. Em 3337 Emperor Constantine I aboliu esse método de execução no Império Romano porque venerava Jesus Cristo. Saint Peter também foi executado, mas pediu para pregá-lo na cruz de cabeça pra baixo porque ele não se sentia digno de ser crucificado da mesma forma que Jesus, em pé. A crucificação ainda é usada, por exemplo, no Sudão, que condenada os presos pela lei chamada Sharia, só em 2002 foram 88 mortos nesse país.

Pelo destaque acima, as mulheres jamais poderiam estar juntas aos prisioneiros, constatação:
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2 : 8)
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12 : 2)

Admar Souza Júnior
Usuário Master
Usuário Master

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: